Reserve agora
+55 47 3367 1466
Reserve agora

Blog

  • capa3

Conheça a história de Balneário Camboriú

A história de Balneário Camboriú não é muito diferente de todo o litoral. Essas terras foram povoadas por índios que encontraram condições agradáveis para viver e construir suas histórias. A Praia de Laranjeiras era farta em pesca, de clima agradável e com um rio de água doce, assim os índios tupy-guaranis começaram a desfrutar da fertilidade desta terra.

A colonização as margens esquerda do rio datam de 1758, mas foi em 1826 que Baltazar Pinto Corrêa recebeu do Governo da Província de Santa Catarina um pedaço de terra para o cultivo, hoje essa localidade recebe o nome de Bairro dos Pioneiros.

A Arquidiocese de Florianópolis autorizou em 1840 a construção de uma Igreja, a obra foi iniciada em 1849, onde hoje o local é conhecido como Arraial do Bom Sucesso, a construção foi Tombada como Patrimônio Histórico Municipal e Estadual em 1998.

Por causa da construção da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso o Arraial torna-se categoria de Freguesia. O vilarejo que deu início as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú foi desenvolvido por moradores de Porto Belo e Itajaí, que migraram para nossa região.

O Município de Camboriú foi criado no dia 05 de abril de 1884, por meio da Lei nº 1.076, sua localidade era na Barra e possui um território de 1.200 km² tendo como limites Tijucas ao sul, Brusque a oeste, Itajaí ao norte e o Oceano Atlântico ao leste.

Durante muito tempo o município foi o principal produtor de café do Estado, as jazidas de mármore, granito e calcário também eram destaque nas atividades econômicas. Por causa desse crescimento a sede do município foi transferido para a Vila dos Garcias. A agricultura passou a ser valorizada tornando a faixa litorânea desprezada.

O processo de desenvolvimento da cidade começa no final da década de 1920. Quando em 1926 as primeiras casas de veraneio começaram a surgir no Centro da Praia, elas pertenciam a moradores de Blumenau. O primeiro hotel surge em 1928. Os alemães que viviam no Vale do Itajaí trouxeram o hábito de ir a praia, até então o banho de mar era conhecido apenas como um tratamento medicinal ou para pesca. Para os nativos naquela época “mandar” alguém ir a praia, era uma ofensa.

Mas durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) os alemães ficaram afastados das nossas praias para não sofrer com a hostilização, pois na época o exército brasileiro utilizava os hotéis e moradias da praia como observatórios da costa brasileira. Quando o conflito acabou, o turismo voltou a acontecer na costa.

Com o passar dos anos somados ao crescimento populacional, turístico e econômico, tornou o desejo de emancipação ainda maior. E em fevereiro de 1964, por meio do vereador Aldo Novaes um projeto de resolução objetivando a criação do município de Balneário Camboriú. O Município foi criado definitivamente em 08 de abril de 1964.

O nome da cidade possui origem indígena tupi, muitas variações foram encontradas, e significavam Rio de muito robalo ou criadouro de robalo, que era um peixe muito comum em nossa região. A outra versão popular diz que o nome da cidade deu-se pela fala nativa “Camba o Rio”.

Fechar